domingo, 8 de julho de 2012

Ponte dos Almocreves e Estrada Mourisca

Depois de ter lido o magnífico trabalho de Pedro Soutinho sobre as vias romanas na nossa região, fiquei intrigado acerca do seu trajecto em território de Bruçó. Atendendo à toponímia, não foi difícil chegar lá, pois a "Estrada Mourisca" e a "Ponte dos Almocreves" não podiam deixar de estar relacionadas com o itinerário romano.
Assim sendo, e mesmo após um dia extenuante (apanha de batatas e visita ao castro de Bruçó, que documentarei no próximo post), não resisti em demandar a ponte. Com as indicações preciosas do amigo António Malgueiro, foi fácil encontrá-la.
Pelo caminho, encontram-se formações rochosas com uma configuração tal que custa a acreditar que aquilo seja obra exclusiva da Natureza. Apetece ficar por ali...
Como a foto documenta, a "Estrada Mourisca" tem troços quase impraticáveis. Mas, a vontade de ir até à ponte sobrepôs-se às dificuldades do trajecto.
E eis que chego à "Ponte dos Almocreves", que nada mais é que um pequeno pontão, composto por três lajes de granito, colocadas sobre um ribeiro que, nesta época está completamente seco.
A cerca de 50 metros da ponte encontram-se as ruinas do que terá sido uma estalagem medieval de apoio aos passantes (assim mo disse minha mãe e igualmente se deduz da leitura das Inquirições Afonsinas - vide, sobre este assunto, a obra de Maria Fernanda Maurício).
Já no regresso, mais um conjunto tão imponente quão belo.
Minha mãe confirmou-me que aquela "estrada" era usada com muita frequência, nos tempos de antanho, e que dava ligação, entre outros lugares, ao Pocinho. Posto isto, não restam dúvidas de que se trata da via romana (secundária) que atravessava esta zona e que Pedro Soutinho indica no seu mapa.

Fotos: Antero Neto.