Este interessante trabalho remete-nos para a memória colectiva e, como muito bem salienta o autor, para a importância dos jogos tradicionais na educação e socialização da infância. Num tempo em que caminhamos para um cada vez maior isolamento, fruto do uso e abuso das novas tecnologias, o investigador recorda-nos como era salutar o convívio em torno dos jogos de antigamente, e como a prática desses mesmos jogos contribuía para a formação e consolidação de valores sociais e comportamentais, fomentando, por exemplo, a ética de grupo.
É um trabalho magnífico, que se saúda e se aconselha. É, simultaneamente, um repositório de memórias de outros tempos e um importante marco de cultura para o futuro.
Foto: Amílcar Monteiro.
Recordo aqui que o Dr. Manuel Bento Fernandes, que tive o grato prazer de conhecer pessoalmente na véspera do evento, é co-autor da monografia de Bemposta (um excelente documento, que muito útil me tem sido nas minhas pesquisas).Uma última palavra para o alcaide local, António Martins: um autarca jovem, dinâmico, esclarecido e amante da cultura. Bemposta merece.