terça-feira, 1 de agosto de 2017

As asneiras do convento


O convento de S. Francisco, emblemático e histórico edifício mogadourense, foi alvo de obras de requalificação na parte exterior, mais ou menos pelo ano de 2010. Na sequência dessa intervenção foram colocadas junto ao relvado anexo ao edifício umas colunas em ferro onde está escrita uma breve resenha da história de Mogadouro.
O deputado municipal Ilídio Martins chamou a atenção, por diversas vezes em sessões de Assembleia Municipal, para os erros que o texto em questão contém. Confesso que nunca o tinha lido na íntegra. Durante o dia é necessário um tremendo esforço e concentração para levar a cabo tal tarefa. Hoje à noite calhou ter tempo e paciência para o ler de fio a pavio. Fiquei estarrecido com a quantidade de "asneiras" que o escrito contém. Desde erros ortográficos, má construção de frases até calinadas históricas. Há para todos os gostos. É um verdadeiro fartote.
O que vale é que ninguém tem pachorra para ler aquilo...

Clicar na imagem para ampliar.

Atente-se só num pequeno exemplo de péssima construção de uma frase patente no painel retratado na fotografia: "Em 711 dá-se a invasão muçulmana da Península Ibérica que progridem e dominam em pouco tempo uma vasta parte do território." (sic)
Como este e bem piores, são às mãos cheias. Sem comentários...