"Quinta do Marmoniz que consta de:
quatro casas quadradas, térreas, todas muito bem forradas e sobradadas, com quatro portas cada uma e tendo dentro os seguintes trastes: uma banca grande de pau de castanho, dois bancos de espaldar, seus tamboretes de pau de castanho e choupo. Junto desta casa a cavalariça, palheiro, quarto para acomodação de criados, casa de forno, cozinha com sua cortelha, tudo situado no meio de toda a quinta e à parte do nascente uma capela redonda, com retábulo com a imagem de São Luís em vulto, dois quadros «colaterais», um de N.ª Sr.ª da Conceição e outro de S. Francisco de Assis (...)."
Almoço de confraternização da família Mendo, em Frechas, para o qual recebi honroso convite do Dr. Paulo Mendo, conhecido médico, que desempenhou tarefas governativas em três Executivos, tendo sido Ministro da Saúde entre 1993 e 1995. Foi uma honra e um privilégio poder confraternizar com este grande vulto intelectual, que espero reencontrar brevemente para continuarmos a profícua troca de impressões acerca da nossa História (entre outras).
A finalizar, refira-se que, de acordo com o citado autor e obra, as propriedades dos Távora foram devolvidas à família na pessoa do Conde de S. Vicente, que posteriormente as vendeu a Teodoro Pinto Basto, que, por sua vez, as vendeu à família inglesa Dagge, do Porto, que acabou por as alienar a diversos proprietários, conhecidos dos mogadourenses.
Uma nota final de agradecimento ao Dr. Paulo Costa, historiador gaiense, pela prestimosa colaboração prestada na demanda que acima referi.