sábado, 16 de setembro de 2017

Tempo de vindima: os vinhos de Bemposta no séc. XIX

Foto: Antero Neto.

Segundo reza um relatório datado de 1866, "a estatistica, que se póde dizer de origem quasi official, e que adiante apresentâmos, dá 292 pipas como sendo a producção media das vinhas da Bemposta. Pessoas da localidade e conhecedoras d'este ramo agricola asseveram que a producção media se deve elevar a 1:000 pipas. Observando nós que o espaço occupado pelas vinhas nos parece muito restricto para tão grande producção, suppomos que esta não será superior a 500 pipas. É verdade que o vinho da Bemposta se distilla em grande quantidade nos apparelhos estabelecidos em Thó, Brunhosinho e Prado Gatão, para ser exportado pela Foz do Sabor para consumo do paiz vinhateiro do Douro, e também é verdade que este vinho alimenta em grande parte o consumo dos concelhos de Mogadouro e Miranda, mas sempre em concorrencia com o vinho hespanhol, do qual se faz por aquella parte da raia, segundo é voz constante, consideravel contrabando."
(...) "O frete de uma pipa de vinho ou aguardente da Bemposta, até á Foz do Sabor, na distancia de pouco mais de 38 kilometros, é de 8$000 a 10$000 réis;"

Foto: Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro.

Este magnífico relatório integra um documento vastíssimo que visou estabelecer um diagnóstico da produção vinícola do país e apontar soluções para melhorar o panorama. O autor caustica fortemente os métodos de produção e aponta os principais defeitos dos vinhos de Bemposta: "As vindimas começam ali no ultimo dia de setembro. O processo de fabricação do vinho é bárbaro e rudimentar. (...) Apesar d'este vicioso processo de vinificação os vinhos da bemposta, á similhança dos da provincia de Zamora, nos primeiros mezes, desde novembro a março, são excellentes como vinhos ordinarios de mesa. (...) No seu estado normal têem geralmente 13 por cento de alcool absoluto, porem passada a primavera começam a degenerar, turvam, perdem a força e o bom gosto, e fazem-se acidos ou podres."

Só uma pequena nota: 38 kms entre Bemposta e a foz do Sabor? O homem tinha os instrumentos de medição claramente avariados...