terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Linguajares...

Muita gente tem levado a cabo recolhas de termos ou expressões características da região transmontana. São trabalhos interessantes, que nos lembram as nossas raízes e a nossa infância rústica. Mas, além dessas palavras típicas, há outras que, tratando-se de erros de português, se vão entranhando aos poucos na linguagem popular e se ouvem cada vez mais recorrentemente nas bocas do nosso povo. Assim de repente, estou a lembrar-me destes exemplos:
- A minha filha já está afectiva na Câmara.
- O homem quebrou-se da renda.
- Foi para a França com uma contrata.
- O doutor disse-me que tinha a atenção alta.
Claro está que a filha não namora com ninguém da Câmara; e o homem não partiu nada; nem o contrato mudou de género; e ninguém recebeu mais miminhos. Mas, não estranhem se ouvirem alguém que vos é próximo falar assim. O que eu me interrogo é se, com o uso, estes termos não passarão a ganhar estes sentidos...