quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os heróis de 99/00

Clique para ampliar.

Da esquerda para a direita. Em pé: Isidoro, Antero Neto (director), desconhecido(deve ser primo do emplastro...), Nélson, Fernando Pires, Messias, Bruno Parra, Gaspar, Cunha, Evaristo, Hirondino, Azevedo (técnico-adjunto), Gonzaga, Ricardo Major (director), Aníbal "Bonanza" (roupeiro);
Ajoelhados: Freitinhas, Xico "Jardel", Xico Xavier, Cortinhas, Paulo, Paulinho, João Paulo, Lázaro, Xico Marcos (director), Abílio Familiar (técnico) e Zé Canhoto (massagista).

Esta foi a equipa que conquistou a única Taça AFB em toda a história do Futebol Clube Mogadourense. Apesar de por várias vezes se ter sagrado campeão distrital, o clube só logrou conquistar uma taça da Associação de Futebol de Bragança.


Nessa gloriosa tarde, foi determinante a acção do atleta Cortinhas. Jogador de eleição (na minha discutível opinião, foi o melhor que vi jogar com as cores do FCM), carregou a equipa às costas e, em dois lances de génio decidiu a contenda a nosso favor. A vítima foi o FC Carrazeda.


Nunca me esquecerei deste grupo. Saliente-se que deste plantel apenas um jogador (Hirondino Pera) não era originário do concelho de Mogadouro (o Xico Jardel está radicado em Sendim, mas descende de Bruçó). Facto louvável, e apenas possível graças à boa política de formação juvenil, que entretanto foi lamentavelmente negligenciada (estando agora a conhecer uma tímida retoma, com a ajuda da CMM).

Outro facto a merecer relevo é o de se estarem a completar dez anos com o "Mister" Abílio Familiar à frente da equipa técnica. Em boa hora o fomos buscar. Para ele um abraço.