terça-feira, 20 de maio de 2008

Alelos

Lembrei-me desta porque tenho em mãos um caso de averiguação de paternidade. No nosso curso havia uma cadeira que se chamava "Medicina Legal", e era ministrada pela Faculdade de Medicina. Todo o bicho careta tirava para cima de 14 na disciplina. Era ver alunos medíocres a tirar dezassetes. Quando chegou a minha vez, pensei para com os meus botões:
- Bem... se fulano tirou 15, e é um completo nabo, então nem sequer vou precisar de estudar para fazer a cadeira.
Meu dito, meu feito. Passei os olhos ao de leve pela matéria. Chegado o dia do exame levei uma chumbada. Toca de ir à oral para passar. Na antecâmara da sala de exame, eu e mais meia dúzia de patos bravos que tinham tido a mesma linha de raciocínio, roíamos as unhas... O que é que os gajos irão perguntar?
Um deles, que entretanto saiu, disse-nos:
- Os tipos estão a perguntar o nome dos elementos que ajudam a determinar a paternidade.
- E como é que se chamam? - perguntámos nós.
- Olha, pá... não sei bem, mas parece-me que são os "elelos".
Chegada a minha vez, a dupla simpática de doutores foi fazendo o interrogatório. E como tinha aprendido a lição, lá fui respondendo bem a praticamente todas as questões. Quase a terminar, surgiu a bendita pergunta. E eu, já mais à vontade porque as coisas estavam a correr bem, respondi completamente descontraído:
- Eu não tenho bem a certeza, mas ouvi dizer ali fora que se chamam "elelos".
Os professores não conseguiram conter uma sonora gargalhada. E quando acabaram de rir, disseram-me com cara de gozo:
- Essa foi a resposta mais original que ouvimos nos últimos tempos. Vá à sua vida e parabéns.