quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cultura castreja

A pesquisa sobre o Castro (os Castros passaram posteriormente a designar-se Castelos por influência romana - o castellum) de Bruçó, que fiz no IPA, conduziu-me à existência referenciada de outras construções do género no nosso concelho (nomeadamente Azinhoso, Castro Vicente, Bemposta...). Inerente a estas construções encontrava-se aquilo que é designado pelos historiadores como "cultura castreja". Então, como se explica que esses bastiões fortificados tenham sido abandonados e dado lugar aos actuais povoados? A resposta parece estar nesta frase:
"... após o assassínio do caudilho Viriato e a repressão brutal e sangrenta exercida pelas tropas de Júlio Bruto, irrompendo até a Galiza, o habitante dos castros, simultaneamente pastor e guerreiro, bisonho e bravio, foi, por fim, obrigado pela força das armas a descer à planície aberta e a submeter-se à disciplina e à lei do invasor, tendo de depor o escudo e a espada curta..." (SERRÃO, Joel, in "Dicionário..." 1961-1971, vol. II: 535) .
Infelizmente, a arquitectura castreja está muito pouco explorada na nossa região. Ao contrário do litoral, onde foram feitos grandes trabalhos de prospecção arqueológica, que trouxeram à luz do dia fortificações da era pré-romana.