segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fábula de Bagdad

Quem me conhece, sabe que sou leitor e apreciador de Banda Desenhada. Aprecio, sobretudo, autores europeus (Hugo Pratt, Milo Manara, Miquelanxo Prado, Boucq, Bourgeon, Hermann, W. Vance...). Os EUA raramente me surpreendem e cativam. Navegaram demasiado tempo à sombra dos super-heróis da treta (perdoem-me a expressão aqueles que apreciam o género). Salvo raras e preciosas excepções, como sejam por exemplo, Will Eisner, Art Spiegelman ou George Pratt, raramente me debruço sobre autores americanos. Recentemente, chegou ao mercado editorial português, uma dessas excepções: o excelente "Fábula de Bagdad". Obra maior produzida pelos, para mim desconhecidos, Brian Vaughan (argumento) e Niko Henrichon (desenho). História magnífica que prende até ao último suspiro dos leões. Vale a pena espreitar...