segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mais História

Aproveitei dois comentários do Rui Pedro Salomé, deixados no post sobre o Foral de Mogadouro, para criar um novo tópico, uma vez que a informação ali vertida me parece importantíssima e digna de maior relevo. Aqui fica a reprodução da investigação feita pelo Rui Pedro:

"Efectivamente parece haver alguma confusão, resultante do facto de D.Sancho I ter confiado a posse e governo dos castelos de Penas Róias e Mogadouro aos templários em 1187, não encontrando, no entanto, dentro das minhas possibilidades, carta de foral relativa a essa altura. Apesar de haver acordo, relativamente a esta data, não se parece chegar a consenso relativamente a quando estes teriam sido edificados e atribuidos à ordem templária. Mário Jorge Barroca (Nova História Militar de Portugal, Vol I, p. 53) refere que estes castelos lhes estariam confiados já em 1145. José Manuel Capêlo ( ob. cit., p. 118) acha esta hipótese pouco provável, dando como certo que a sua construção, ou reconstrução, teria sido efectuada em 1187, pelos templários, durante o final do mestrado de D. fr. Gualdim Pais. (Codex Templi, p. 185)

(...) consultei outras fontes e o que encontrei foi o seguinte: pode-se considerar que o primeiro foral de Mogadouro é de Dezembro de 1162, atribuído por D. Afonso Henriques; tinha, no entanto, uma particularidade: era colectivo para Vinhais, Bragança e Mogadouro.(Herculano, Portugalie Monumenta Historica). Com o passar do tempo e crescimento da população terá recebido o primeiro foral exclusivo em 1272 (Documentos Medievais Portugueses, vol. I, doc. régios, Academia Portuguesa de História, 1940). Após a consulta de documentos da chancelaria de D. Sancho I, chego à mesma conclusão que Mário Barroca: D. Afonso Henriques terá entregue Mogadouro aos templários em 1145, solicitando-lhes que em troca construíssem o castelo. Em 1187, a Ordem do Templo, terá solicitado a D. Sancho que confirmasse a sua posse, o que ele fez, por carta régia, validando a entrega de seu pai (Marcelino Rodrigues Pereira, Documentos de D. Sancho I, Coimbra, 1979)."