domingo, 7 de setembro de 2008

Gincana de burros no Azinhoso

Num concurso altamente internacionalizado, podemos observar um chinês a concorrer com um burro francês (Sim! Na França também há burros!!!).
Um concorrente a cruzar a meta (tinha que rebentar um balão).

Mais um ricamente ajaezado: com alforges de burel.

Dois concorrentes (mais uma francesa).

O estribo (antigamente era sinónimo de riqueza. Nem todos os usavam...)

Esta imagem traz-me à lembrança o Luís Represas a cantar: "Um burro ajaezado à Andaluza..."

Dois concorrentes prontos para a gincana (sendo ela galega).

Um aspecto geral dos concorrentes, na antecâmara da partida.

Um concorrente a superar um obstáculo (vindima em cima do asno).
Fotos: Antero Neto.
Foi uma manhã bem passada, na aldeia de Azinhoso. Terra bonita e dinâmica. Recriaram uma tradição que vem de muito longe (embora se tenha ultrapassado a questão do dia. Nos tempos de antanho, esta feira/festa era sacramentalmente realizada no dia 08 de Setembro).
O entusiasmo pela preservação da raça asinina mirandesa é tão intenso nestas paragens, que levou o "speaker" do evento a pedir aos "animais para se dirigirem com os seus burros, junto ao camião para serem fotografados" (sic).
Houve animação e repasto a condizer (posta de vitela assada na brasa), com participação entusiasta de gente de todo o concelho, e de diversos estrangeiros (contei pelo menos 3 francesas, duas espanholas e um chinês). Pena foi que as mulheres não tivessem respeitado a forma de montar de antigamente: com saia e sentadas de lado. No resto, esteve tudo impecável. Parabéns à Junta de Freguesia e à A.I.V.E.C.A.