quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Peredo da Bemposta

Brasão da freguesia.

Peredo da Bemposta é para mim uma segunda terra. Nasci em Bruçó, mas também adoptei Peredo como terra do coração. Passei lá bons momentos na infância. Nasceu lá um dos meus irmãos e os meus pais tiveram por ali propriedades. Além disso, é uma terra muito hospitaleira. Das mais agradáveis que conheço. Sobranceira ao rio Douro, encerra beleza paisagística típica, com arribas a debruçarem-se sobre o verde espesso das águas fronteiriças.
Há por ali duas adegas que, só por si, merecem uma visita. Uma delas já a conheço. É uma autêntica obra de arte. Fora da malha urbana, passa completamente despercebida na paisagem. E só a ela acede quem for lá conduzido pelo dono. Da outra ouvi falar, mas ainda não a visitei. Já meti uma cunha ao alcaide, e pode ser que um dia destes calhe.
O viajante de circunstância pode sempre passar pela Maria Fernanda, e ver se já tem uns enchidos prontos para degustar. Será concerteza muito bem recebido, e não sairá de lá defraudado.
Aproveite ainda para beber um copo de vinho. Terá boa companhia.
Já combinei com o Luís Pedro (um dos mais jovens e dinâmicos presidentes de Junta do concelho) um "tour" fotográfico. Só falta definir a data. Aqui darei conta do resultado.