segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vilar do Rei

Restos da antiga Linha do Sabor
Casa em ruínas.
Fotos: google earth.
Vilar do Rei é uma pequena e vetusta aldeia do concelho de Mogadouro. Descendo de lá por parte do meu avô materno, José Neto (cuja família, no entanto, julgo ser originária de Travanca). Ainda conserva marcas de alguma opulência do passado, que por agora se esvai, com a sangria humana, à semelhança das outras aldeias do interior profundo.
Aqui há uns anos atrás, passei ali um episódio castiço. Andava num Raid TT, quando me perdi. Acabei por entrar na aldeia por um acesso que não tinha qualquer indicação. Como na altura ainda não conhecia muito bem o concelho, não fazia a mínima ideia de onde me encontrava. Parei e perguntei a uma senhora que passava:
- Bom dia. Olhe, a senhora sabe onde estamos?
E ela muito depressa:
- Sei sim senhor, muito obrigada!
Desatei à gargalhada e respondi-lhe:
- Eu sei que a senhora sabe. Eu é que não sei!
E então, sorrindo por ter finalmente compreendido a pergunta mal formulada, lá me disse que estávamos em Vilar do Rei.