terça-feira, 24 de março de 2009

Vias romanas



De vias e calçadas romanas sempre se ouviu falar que as há na região. Eis a descrição de um traçado que atravessava o concelho de Mogadouro:

"Hipotética via proveniente de Palência atravessando o planalto mirandês entre os rios Sabor e Douro na direcção de Torre de Moncorvo.

Palência (PALLANTIA), Espanha

Medina de Rioseco, Valladolid (cruzando com a Via da Asturica a Mérida, chamada "Via de la Plata") Cedea, Fonfria, Zamora

Fronteira em Cicouro (calçada entra em Portugal pela Cruz de Candena, a fronteira, e segue por Eiras da Cruz e Malhadona)

Constantim, Miranda do Douro (calçada segue a poente por Cabeço dos Brunhos, cruza Fontes e segue pouco depois à direita por Pito) entre Especiosa e Póvoa (em Veneita à esq., nas Penhas do Gordo em frente para a Sra. do Picão, desce a Chãos) entre Genízio e Malhadas (de Chãos a via segue sempre à esquerda para o alto das Lombardas, atravessa a EN218 na Cruz das Lombardas, passa na Lagoas Grande e Pequena, Alto da Zebra, continua até à Cruz de Martins Fernandes onde toma o caminho a poente do alto do Serro)

Duas Igrejas (do Serro passa em Chanas, onde segue à esquerda para Cula, Rodelas, Cabeço da Matança, Fonte dos Campos até Reboleira; este troço é também a fronteira concelhia com Vimioso)

Fonte de Aldeia, Duas Igrejas (continua pelo alto de Sta. Catarina até à linha férrea que passa a acompanhar)

Prado Gatão (continua junto à linha passando em Prado)

Sendim Gare, Sendim (passa no estação e no alto da Alubreira, confluindo na EN221)

Urrós Gare, Urrós (1 km após a estação CF, sai da EN221 à direita e segue para a linha férrea) Brunhozinho (alinha-se outra vez com a linha férrea, passando em Penas de Areia/Monte de S. Miguel onde ruma para SO, entre as Ribeiras do Campeal e de Vale Cabreiro até entroncar novamente na EN221)Variz (segue pela EN221 pela vertente sul da Serra de Variz)

Santiago (no Carreirão segue à esquerda acompanhando a linha férrea até)

Vilar de Rei, Mogadouro, Vale de Porco, Mogadouro a partir daqui os vestígios sugerem uma ligação mais directa a Torre de Moncorvo por Castelo Branco e Estevais, mas, atendendo ao terreno, poderia seguir na direcção do caminho de ferro por Lagoaça e Fornos até aoPovoado de São Cristovão que fica no meio das duas variantes, e daqui rumar na direcção de uma eventual travessia do rio Douro em Barca de Alva.na direcção de Torre de Moncorvo (Civitas BANIENSIS) por:Vale de Porco (segue pela Veiga onde vira à esquerda pela EN221, passando ao lado do castro luso-romano da Capela da Sra. da Vila Velha) Castelo Branco (poderia seguir pelo cemitério, Ponte do castelo, Qta. das Quebradas, Calhinha) Estevais (calçada de Nogueira; entronca na EM1195 e segue pela EN220) Carviçais (a sul fica a calçada de Mós)Souto da Velha (calçada; junto das minas de ferro da Serra do Reboredo) Felgar (villa na Qta. de Cilhades) CarvalhalTorre de Moncorvo (desceria à Civitas BANIENSIS no Povoado do Baldoeiro, na foz da rib. da Vilariça, onde entronca na itinerário proveniente de Chaves"

Informação retirada daqui: http://viasromanas.planetaclix.pt/ (Pedro Soutinho).