domingo, 7 de junho de 2009

P'las arribas de Bruçó

O "Embarcadouro".


A "Fraga do Sapato".
Pequeno abrigo no trajecto para o "Casal do Vaso".
Pormenor da paisagem.
Fragaredo junto às arribas. O Quartel e o Bairro espanhol, lá ao fundo.
O Quartel
Foto: Rui Major.
O Bairro espanhol.
O rio, visto do Quartel.
Pequeno talhão de alfaces e oliveira, no meio das fragas.
Fotos: Antero Neto.

Tínhamos combinado um "raid" fotográfico à barragem. Contudo, o S. Pedro pregou-nos uma partida e resolveu (bem) mandar "chover a cântaros". De modo que acabámos por alterar o programa inicialmente previsto. Primeiro fomos até ao "Embarcadouro", onde pudemos constatar que há muito porco com duas patas. Há por ali lixo que dava para abrir uma central de reciclagem.
Depois de almoço, tentámos ir até à barragem. Mas só conseguimos chegar ao antigo Quartel da Guarda Fiscal, sito no "Casal do Vaso". O Rui Major resolveu levar o jipe mesmo até ao muro do recinto que rodeia o edifício. O problema foi para sair. Pensei que íamos ficar ali presos. O "berceio" não deixava ver nada, e não sabíamos se batíamos numa fraga ou nos espetávamos num buraco. Pode-se dizer que foi uma tarde plena de pura adrenalina. Bem regada por chuvadas intensas (e algumas minis)... Prevaleceu o sangue frio e a perícia do condutor, que nos tirou de lá sem problemas. Mesmo assim, como quem não quer a coisa, eu e o Ti Américo Rentes viemos para o exterior a pretexto de orientar o condutor (ai não...).
Fica para uma próxima oportunidade a descida até à barragem, que vale bem a pena. Todo o percurso é magnífico, e a paisagem reconcilia-nos com a vida. É um trilho fantástico, prenhe de beleza rude, único e marcante.
É uma pena que o Quartel esteja em estado de abandono, e que os proprietários não o recuperem. Ainda gostava de o ver como noutros tempos, descritos pelo Ti Evangelino e pelo Ti Rentes, que ali passaram muitos dias de serviço, na extinta Guarda Fiscal, e que quiseram lá ir para matar saudades.