terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tourada em Mogadouro - 1971


Clique na imagem para ampliar.

Ainda me lembro de brincar por entre as bancadas de madeira do velho recinto, que entretanto foi demolido para dar lugar ao quartel dos bombeiros. Quanto à modalidade em si, recordo-me do entusiasmo com que o meu pai falava do Ricardo Chibanga. E de como os olhos lhe brilhavam. O que provocava em mim grande expectativa para assistir ao espectáculo taurino. Que veio a revelar-se uma grande desilusão. Não há coisa que me provoque mais tédio do que assistir a uma tourada (ou a uma corrida de fórmula 1 pela televisão). A única vez que me diverti, foi há coisa de 30 anos atrás, quando, numa tourada a que assistia na televisão, o forcado que se preparava para enfrentar o touro, desatou subitamente a fugir no sentido oposto. Ainda me lembro da expressão irada do meu pai a insultá-lo: "comunista! Este gajo é comunista!"
De resto, não há nada na "lide" que me cative. E sempre desconfiei muito da masculinidade de tipos que se vestem daquela maneira...
Para os saudosistas e apreciadores, fica aqui o cartaz da "corrida" de 1971.