quarta-feira, 28 de abril de 2010

De Mogadouro a Figueira de Castelo Rodrigo

Barca d'Alva (foto: Pedro Lopes - http://asfotosdopedro.blogspot.com/).

Por razões profissionais, tive que viajar até Figueira de Castelo Rodrigo. Voz avisada aconselhou-me a seguir a rota que passa por Freixo e pela Barca d'Alva. Efectivamente, a estrada tem piso e largura irrepreensíveis. E, não obstante a sinuosidade da mesma, a paisagem é simplesmente fantástica! Foi a primeira vez que fui a Figueira de Castelo Rodrigo. Fiquei encantado com o percurso. Qualquer dia, com mais tempo e de máquina fotográfica em punho, vou refazer o trajecto.
Pelo meio, aconselho aos interessados uma paragem em Freixo de Espada à Cinta. Terra que tem uma zona histórica do mais belo que tenho apreciado. Com um ou outro senão. Normalmente, temos a impressão de que a nossa terra detém o exclusivo do mau gosto. Em FEC deparei-me com 2 pormenores que ajudaram, de sobremaneira, a esbater o sentimento de inveja pela zona histórica: o freixo com a espada à cinta (se eu mandasse, pedia para derreter o metal da escultura. Com esse metal fabricava grampos. Fazia uma fisga, e passava um bom bocado a fazer pontaria às nalgas do autor do projecto!), e uma espécie de moderna estrutura religiosa, de uma foleirice indescritível!