quinta-feira, 27 de maio de 2010

Macaduron

Uma mentira repetida muitas vezes, transforma-se em verdade. Este aforismo propagandístico, atribuído a Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, mantém inteira actualidade. Vem isto a propósito do étimo "Macaduron" que, supostamente, terá sido o nome originário de Mogadouro. Está espalhado por tudo quanto é site, blog e afim. O mito nasceu, segundo sei, com a obra do padre João de Sousa (séc. XVIII) - "Vestigios da Lingua Arabica em Portugal" (sic). Desde então, esta teoria foi instituída como rigorosa e científica, e vem sendo profusamente difundida, tendo sido declarado oficialmente que Mogadouro é terra fundada pela moirama.
O estudo da etimologia conheceu grande evolução no séc. XX. A interdisciplinaridade científica permitiu almejar resultados que dificilmente poderiam ter sido obtidos no séc. XVIII ou XIX, e primórdios do XX. Daí que, nos tempos que correm, e com o nível de conhecimento atingido, persisitir nesta obtusa versão se me afigure ridículo e redutor. Bem sei que não existem trabalhos publicados sobre o assunto. A única tentativa conhecida foi encetada pelo Dr Amadeu Ferreira (Muga Gothorum), num estudo com o qual não concordo, mas que representa um marco de viragem no campo da abordagem científica ao tema.
Tenho a minha própria visão acerca do assunto. Devidamente fundamentada. Oportunamente, será publicada. Mas, neste âmbito nunca poderá haver grandes certezas. A única e absoluta que tenho, é que a rapaziada do norte de África não teve nada que ver com a questão.
Nota: espero ter respondido ao comentário que me deixaram na caixa.