quinta-feira, 10 de junho de 2010

Com os Holandeses

Já muito foi dito e escrito sobre esta obra do escritor J. Rentes de Carvalho. Certamente, pouco acrescentarei. "Com os Holandeses" é um retrato fascinante daquele Povo. O autor zurze no lombo aos holandeses, mas também aos brasileiros e, inevitavelmente, aos portugueses. Ao ler o livro ia apontando as passagens que haveria de reproduzir aqui. Mas cedo se revelou tarefa inexequível. Vou apenas dar nota de duas situações a que seria impossível resistir:
A da primeira hospedeira do autor. Pela forma como a descreveu, só pode ter sido irmã gémea (noutra reencarnação) da minha primeira senhoria em Coimbra;
Outra, vem relatada na página 142, e reza assim: "Em tais dias negros é bom que não me perguntem que tal acho a mentalidade holandesa, pois logo me acode à memória o caso de (...) uma mulher que tendo encontrado nas escadas um cesto cheio de compras - a vizinha tinha-o deixado ali para atender o telefone - esperou calmamente que a dona aparecesse, e dela queria exigir os dez por cento do valor que a lei concede a quem acha objectos perdidos."
Livro único, cuja leitura aconselho vivamente, e que revela mais um pouco da maestria narrativa deste grande escritor.