domingo, 5 de setembro de 2010

Mogadouro e os Templários

"Ego Rex Sancius und cum filio meo Rege Donno Alfonso, et caeteris filijs ac filiatus meis facto cartam firmissimi concambij vobis Donno Lupo Fernandi magistro militiae Templi, et fratribus vestris de civitate Egitania, quam vobis damus pro duobus Castellis, scilicet Penis Rubijs, et Mugatorio..."
Extracto da escritura firmada em 5 de Julho de 1199, pela qual o rei D. Sancho entregava Idanha aos Templários em troca dos castelos de Penas Roias e Mogadouro.
O concelho de Mogadouro foi propriedade dos Templários que por aqui ergueram algum património. Seria de todo importante que se fizesse um roteiro turístico dedicado aos Templários no concelho de Mogadouro. A "marca" Templários é universal e atrai gente de todo o mundo.
Em primeiro lugar, havia que começar por limpar e sinalizar o património que nos legaram e que, em parte, se encontra estranha e incompreensivelmente desprezado (veja-se o exemplo da ponte situada entre Penas Roias e Azinhoso que fotografei e postei aqui no blog - vide etiqueta "ponte templária p roias". Prometeram-me que a limpavam, mas ainda se encontra na mesma. Bastava um homem com uma roçadora, durante 1 ou 2 horas...).