sábado, 25 de setembro de 2010

Ponte medieval entre Valcerto e Algoso

Panorâmica do vale que separa os concelhos de Mogadouro e Vimioso. 





 Com o castelo de Algoso em fundo.
 A ponte é uma miragem...
 Parte conservada do caminho medieval.
O majestoso castelo de Algoso, visto da ponte.
Fotos: Antero Neto.

Na linha que separa os concelhos de Mogadouro e Vimioso existe uma ponte medieval que liga as localidades de Valcerto (freguesia de S. Martinho do Peso) e de Algoso. Já aqui falei do castro de Valcerto que fica sobranceiro à ribeira de Angueira, sobre a qual foi erigida a ponte alvo deste post.
Quem quiser visitar este belo monumento medieval poderá aceder ao mesmo por ambas as localidades. Eu decidi ir por Algoso. Deixei o carro junto ao castelo e desci a pé. É um percurso longo, mas menos íngreme do que do outro lado. Embora um veículo ligeiro possa descer até cerca de 50 metros da ponte, o itinerário pedestre é belíssimo e gratificante.
Quando finalmente chegamos ao leito da ribeira, as vistas são avassaladoramente belas. Pena é que o trânsito sobre a ponte não seja interdito. Digo isto porque apesar do sinal posto à entrada do tabuleiro a indicar isso mesmo, deveriam lá ser colocados obstáculos físicos a impedir a passagem. Só assim se atingiria tal objectivo, que permitiria a salvaguarda integral deste magnífico monumento.