domingo, 28 de novembro de 2010

Castro de Oleiros

Fotos: Antero Neto.

O castro de Oleiros fica sobranceiro ao rio Douro, entre as actuais povoações de Bemposta e Urrós. Custou para dar com ele, mas consegui. Contudo, se o putativo visitante não perceber nada de cultura castreja, passa facilmente ao lado sem dar por ele. Tal é a densidade da vegetação que o cobre na quase totalidade. É uma dor de alma verificar o estado de abandono miserável desta estrutura histórica. Pelo menos um corte na vegetação...
Também não percebo porque é que as universidades não se interessam pelos sítios arqueológicos mais afastados do litoral. Mais uma vez, Portugal anda a duas velocidades (e, ao contrário do que certa propaganda quer fazer crer, o fosso não é entre norte e sul. É entre litoral e interior. Infelizmente para nós...).
Do que ainda se pode observar no local, ressalta claramente a muralha exterior, de que se pode apreciar a largura e o modo de construção (muito semelhante à do castro de Bruçó).
Para informações mais detalhadas, consultar o site do IGESPAR (http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/72990/).