terça-feira, 29 de março de 2011

Cobras com asas, Estevais, Atlântida...

"(...) no nosso povo é firme convicção de que há cobras com asas que lhe permitem voar, e num fragueiro do termo dos Estevais, concelho de Mogadouro, a confinar com o de Moncorvo, há gravada uma enorme ser­pente, que o povo diz ter asas, pois toma por este apêndice a curva­tura que apresenta."
Abade de Baçal
O investigador e escritor Paulo Alexandre Loução elaborou um interessante artigo sobre a putativa existência da celebrada Atlântida. Para sustentar a sua tese chama à colação, entre outros símbolos, esta curiosa e misteriosa gravura de Estevais.
O meu amigo Rui Pedro Salomé já me tinha deixado um comentário em post anterior a pedir-me para investigar esta "cobra com asas".
Agora fiquei com a pulga atrás da orelha e tenho que regressar a Estevais, na demanda do "bicho". Agradecem-se referências...

Nota: segundo Jean de Vries, citado por Moisés Espírito Santo, a serpente foi o totem de certas tribos celtibéricas do Norte de Portugal cerca dos  séc.s VI a V a.c.