terça-feira, 3 de maio de 2011

Cédulas monetárias emitidas pela Câmara Municipal de Mogadouro

Em épocas de grande crise financeira (como aquela que ora atravessamos) era costume a emissão de títulos monetários, semelhantes às notas de Banco, substitutos da moeda divsionária, que se designavam cédulas. Essa prática foi muito corrente entre o fim da primeira grande guerra mundial e o ano de 1929, altura em que foram legalmente proibidas. Era uma espécie de "dinheiro de emergência". Em Portugal existiram dois periodos de criação de "dinheiro de emergência": 1891 e 1917/1925.
Neste contexto, entre outras entidades, as Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais emitiram estes títulos fiduciários para obviar à escassez de moeda metálica (devido ao elevado preço dos metais e ao açambarcamento dos mesmos pela indústria e pelos especuladores - ontem, como hoje....).
Devido à gentileza e preciosa colaboração de um amigo, foi possível obter a reprodução fotográfica de um desses títulos emitidos pela Câmara Municipal de Mogadouro. Desconhece-se a data do mesmo, mas presumo que seja da época 1917/25.
Clicar na imagem para ampliar.