quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Profecia de Istambul - texto da apresentação por mim proferida

Ex.mo Sr Presidente da Câmara…

Minhas senhoras, meus senhores,

Foi com muita honra que recebi o convite para a presentar “A Profecia de Istambul”. Desconhecia o autor e a sua obra. Hoje, após este repto lançado pela CMM, sinto-me inelutavelmente mais rico, pois permitiu-me desvendar mais um valor seguro do panorama literário nacional.

Efectivamente, depois de ler este livro, fiquei com a certeza absoluta que estamos na presença de um enorme talento, que permite encarar com optimismo o futuro das letras pátrias.

I O Autor

Sobre a pessoa de Alberto S. Santos pouco vos poderei dizer. Estou hoje a conhecê-lo pessoalmente, tal como muitos dos presentes. Sei que é licenciado em Direito pela Universidade Católica, que foi Advogado e que desempenha presentemente as funções de Presidente da Câmara Municipal de Penafiel. Como é natural, quando me pediram para apresentar este seu segundo livro, instei junto de amigos penafidelenses acerca da pessoa do autor. E, das duas uma: ou eu tive muita pontaria, ou Alberto Santos é mesmo uma pessoa muito apreciada em Penafiel, pois as referências que me deram não podiam ser melhores.

Mas, o que se me pede aqui é que fale da obra. E que obra!

Sem pretender ser exaustivo, pois entendo que o escopo da apresentação de um livro é abrir o apetite aos potenciais leitores para a sua descoberta, vou permitir-me dissecar os diversos aspectos que enriquecem este magnífico livro.
(Continua nos comentários...)