quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mogadouro no Coração

Graças ao meu amigo Carlos Garnacho, de Valverde, descobri que na zona de Paris (Groslay) existe uma associação designada "Mogadouro no Coração", dinamizada pela sua irmã Olímpia (que tive o prazer de conhecer pessoalmente na festa do Souto). Esta associação reúne anualmente várias centenas de portugueses residentes na zona de Paris e promove a nossa gastronomia, tendo como prato forte o "bulho com casulas". Aqui fica um texto retirado da net, escrito por um convidado da associação, para terem uma ideia daquilo que estou a falar:

"No passado domingo dia 06 de Março aceitamos o convite da presidente da associação "MOGADOURO NO CORAÇÃO" que tem a sua sede na cidade de : Groslay (95) para almoçar e assistir a uma bela tarde de festa que decorreu na sala de festas desta cidade.
Eu que tenho a pretensão de ser um amante de boa cozinha e ate ter a "mania" que conheço uma grande maioria dos pratos tipicamente Portugueses, no passado domingo tive que me render a evidencia que afinal nem conheço algumas das melhores especialidades gastronómicas das nossas belas regiões Portuguesas.

Neste caso e uma especialidade da região de Bragança e era confeccionada nesta altura de carnaval, neste almoço foi servido para entrada : Grelos acompanhados de alheira e linguiça caseira e quando digo caseira e porque e mesmo caseira, esta senhora teve o cuidado de mandar vir de Portugal quase todos os produtos utilizados para confeccionar o almoço.

Depois como prato principal foi algo que eu nunca tinha provado e nem sequer sabia do que se tratava : Casulas com Bulho caseiro acompanhado com carnes de carnaval, as casulas e um género de feijão por debulhar e que tem um gosto de feijão de-bolhado (lol) As carnes era as orelhas os pés e o bucho e o sabor era simplesmente único, depois na sobremesa foram servidos uns bolinhos regionais com sabor a canela que eu também não conhecia."
http://www.youtube.com/watch?v=F58eFJxvLTY&feature=player_embedded&list=PL2985A719401AD71A - Veja aqui o vídeo da festa.