terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pendão - Castelo Branco

No sítio do IGESPAR está a sguinte descrição: "período: Idade Média. Referência toponímica que poderá indicar o local de uma atalaia medieval. O monte designado Pendão localiza-se a sul de Castelo Branco, muito próximo do entroncamento da estrada nº 315 com a estrada nº 221. O sítio possui uma boa implantação estratégica, com um controlo abrangente de um grande trecho do território que se desenvolve em seu redor. Apesar de prospectado, o sítio não revelou indícios superficiais com interesse arqueológico."
Fotos: Isaías Cordeiro.

No decurso das obras de abertura do IC 5, foram postos a descoberto vestígios daquilo que presumo tenha sido um pequeno habitat, no sítio do Pendão, em Castelo Branco. O amigo Isaías Cordeiro teve a gentileza de me ceder estas fotos dos trabalhos das escavações arqueológicas efectuadas no local. Falou-me deste achado como sendo o "castro" do Pendão. Todavia, nada no local faz presumir que se tratasse de uma fortaleza castreja. Nem os vestígios retratados nas fotografias, nem a geo-morfologia do sítio. Trata-se uma encosta suave, paralela à antiga estrada que liga Castelo Branco a Meirinhos, cultivada com olival, como se pode observar na quarta fotografia. Falar ali de um "castro" é, nitidamente, força de expressão.
A estrada passou por cima, não restando qualquer vestígio. Fica este post para memória futura. Um bem-haja ao amigo Isaías: pelo interesse nestas coisas e pela cedência das fotos.

Ficam ainda alguns instantâneos captados sobre os céus de Castelo Branco. Como o Marcos me anda a adoçar o palato com uns peixinhos do rio, impõe-se nova visita para breve.
Fotos: Antero Neto.