terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Visita da Confraria das Casulas à Associação Mogadouro no Coração, em Groslay, Paris

O cartaz do evento, com a fotografia da Confraria.
A receber uma lembrança das mãos da Sra.Olímpia Garnacho.
A discursar, emocionado, perante a plateia de portugueses.
À conversa com a "Tuga Magazine"
Aspecto geral do pavilhão.
Algumas caras.
A seguir ao repasto, houve baile.
Fotos: "Tuga Magazine"
O estandarte do grupo de bombos da Associação Mogadouro no Coração.
A Sra Olímpia Garnacho com uma cesta de produtos de fumeiro mogadourense.
A entrevista na rádio.
A panela onde foram confeccionados alguns dos produtos.
Fotos: Antero Neto e Carlos Garnacho.

Como anunciado, uma delegação da Confraria das Casulas de Mogadouro deslocou-se à região de Paris, mais concretamente, a Groslay. O convite partiu da "Associação Mogadouro no Coração", cuja presidente é a nossa conterrânea Olímpia Garnacho.
A jornada decorreu de forma perfeita. No sábado, participámos num desfile alegórico pelas ruas da vila, com passagem pela câmara municipal local, onde nos foi dada a honra de subir à varanda, na companhia da Sra. Olímpia, da vereadora da cultura e do vice-presidente da edilidade. Devo dizer-vos que o frio foi terrível (um "barbeiro" daqueles à moda antiga), mas esse facto não fez desmobilizar os entusiastas da Associação e os habitantes locais que se associaram ao evento.
Antes disso, já tinhamos participado numa entrevista a uma rádio local (Rádio Enghien).
No domingo, tivemos o "prato principal": um almoço para cerca de 280 pessoas. A ementa, como não podia deixar de ser, foi bulho com casulas. Saliente-se que todo o material consumido foi levado de Mogadouro.
O evento esteve impecável, com uma organização totalmente amadora, mas de fazer inveja a muitos profissionais. A determinação, organização e eficácia dos membros da "Associação Mogadouro no Coração" é simplesmente notável!
Tive oportunidade de conversar longamente com o proprietário e editor da "Tuga Magazine", com quem troquei impressões acerca da realidade dos dois países. É uma pessoa igualmente notável, que faz um trabalho altamente meritório e por pura carolice, junto da comunidade portuguesa da região de Paris. Espero poder vir a colaborar brevemente na revista, para melhor divulgar o nosso concelho junto dos potenciais visitantes.
Confesso que me emocionei quando vi o nome e o brasão de Mogadouro serem elevados tão alto por esta gente magnífica. Eles são o nosso orgulho...
Um forte abraço para todos os membros da Associação Mogadouro no Coração (mogadourenses e não só). E um muito obrigado por tudo o que de muito bom nos proporcionaram. Espero poder retribuir quando a Associação, juntamente com as autoridades locais se deslocarem a Mogadouro.