domingo, 15 de julho de 2012

Mogadouro e as convulsões liberais

Como é sabido, Portugal viveu tempos atribulados no séc. XIX, devido às desavenças e lutas pelo poder entre os irmãos D. Pedro e D. Miguel. Neste interessante documento que se reproduz parcialmente, um número impressionante de figuras, institucionais e sociais, do concelho de Mogadouro, vem manifestar apoio a D. Miguel. Como já aqui escrevi, na realidade houve bastantes personalidades locais que se posicionaram ao lado de D. Pedro, contrariando a ideia que este documento faz passar de que o concelho se teria colocado em peso ao lado do irmão. Foram tempos bem conturbados e interessantes.

Nota: em relação ao post anterior, já pedi um esclarecimento por escrito à Câmara Municipal, pela via da Assembleia Municipal (Art.º 19.º do Regimento). Entretanto, o vereador António Pimentel comunicou-me que "a tampa" já teria sido substituída. Como me parece óbvio, a denúncia que fiz da situação pretendeu salvaguardar o interesse público e nunca atacar quem quer que fosse, muito menos os políticos. "As tampas" ainda continuam lá, tal como as fotos as documentam.
Aos políticos com responsabilidade executiva, recomendo um passeio pedestre pela zona e uma conversa com os residentes...