sábado, 6 de outubro de 2012

Revista CEPIHS - vol. 2

Decorreu hoje, na biblioteca municipal de Torre de Moncorvo, a apresentação do n.º 2 da revista "CEPIHS", do Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social. Neste número participaram três mogadourenses: eu, o Pimenta de Castro e Fernando Machado (professor catedrático de Filosofia da Universidade do Minho).
Professor Adriano Vasco Rodrigues no uso da palavra, durante a apresentação.
Com o Professor Fernando Machado (foto: Pimenta de Castro).
Capa da revista.

Não conhecia pessoalmente o Professor Fernando Machado, apesar de já me terem falado nele. Fiquei a saber que é practicamente meu vizinho e tio da Paula e do Fernando Barroso, meus colegas de liceu. Escreveu um artigo denominado "Pedagogia censória em terras de Bragança e Miranda contra bota-fogos da modernidade (a propósito do terceiro centenário do nascimento de J. J. Rousseau)". Pimenta de Castro escreveu um artigo sob o título "A Morte de Trindade Coelho", e eu escrevi sobre as "Toleradas" em Mogadouro.
Este número da revista tem como mote a figura do literato moncorvense Campos Monteiro e compõe-se de cerca de 400 páginas, com diversos e interessantes artigos a versarem sobre vários temas relacionados com a região transmontana.
A direcção da mesma encontra-se a cargo da Dra. Adília Fernandes e tem no seu Conselho Científico prestigiados nomes da cena académica nacional. A edição é da "Palimage".
Fotos: Antero Neto.