terça-feira, 6 de novembro de 2012

O povoado do Cunho - Peredo da Bemposta

Mapa com a localização dos povoados do Cunho e do Barrocal Alto (in, Revista da Faculdade de Letras - M.ª Jesus Sanches).
O "Cunho", visto da "Manuela" (Tó)
Pormenor..
Fotos: Antero Neto.
 
Quando me desloquei à "Manuela", em Tó, a Manuela Rodrigues aguçou-me o apetite para ir ao povoado do "Cunho", em Peredo da Bemposta. Ela participou nas escavações que ali foram feitas e dirigidas pela Dra. Maria de Jesus Sanches.
Do resultado dessas escavações, deu conta a ilustre investigadora em diversos artigos (um dos quais, intitulado "Alguns Apontamentos Sobre o Estudo da Pré-História Recente no Planalto Mirandês", Porto, 1986, in, Revista da Faculdade de Letras). O espólio arqueológico encontra-se à disposição do visitante na Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro (a propósito disso, também concordo com alguns críticos, que já era tempo de arranjar um espaço mais condigno para albergar o espólio arqueológico do concelho. A viúva do Dr. Alves ofereceu à autarquia aquela casa junto ao castelo, para esse fim. Até hoje, passados dez anos... nicles batatóides! Além desse, estou assim a lembrar-me, de repente, das antigas instalações do BPSM, ou do antigo ciclo, ou da Casa das Artes...).
Do lado espanhol, avista-se o santuário da Sra. do Castelo que, como o nome indica, foi erigido sobre um outro povoado castrejo (à semelhança do que sucedeu na nossa serra de Figueira). Sobre as escaramuças entre os habitantes de Peredo e os vizinhos espanhóis, em dia de romaria, no séc. XIX,  já aqui deixei um curioso apontamento.