sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

As gravuras rupestres da Fraga do Diabo- Vila dos Sinos



As gravuras rupestres da "Fraga do Diabo" situam-se no termo de Vila dos Sinos, freguesia de Vilarinho dos Galegos. Este conjunto de arte rupestre já foi alvo de um estudo (pelo menos) da autoria de Francisco Sande Lemos e Domingos Marcos, publicado nos "Cadernos de Arqueologia" (1984). Os autores dão-nos conhecimento da versão popular: o diabo afiaria aqui as suas unhas, deixando as marcas que perduraram até hoje. Embora, tal como referem e se pode observar nas imagens do vídeo, já houve diversas tentativas de as destruir.
Os autores fazem uma tentativa de localização cronológica que situam entre o Paleolítico Superior e a Idade do Ferro, mas sem arriscarem um período concreto (propõem a Idade do Bronze, mas com interrogação). De resto, pouco mais dizem com interesse para o caso.
Estas insculturas assemelham-se às de Meirinhos, já aqui retratadas, e que Barry Fell propôs serem manifestações de escrita ogâmica. A tese do reputado investigador foi colocada em causa por diversos pares seus. A escrita ogâmica era representada em carvalho e acácia, enquanto as de Meirinhos foram-no no granito e estas no xisto. Será isso relevante? Sobram mais interrogações do que certezas...
Por fim, diga-se que existem perto de Palaçoulo algumas manifestações de arte rupestre em tudo semelhantes a estas de Vila dos Sinos.
Se alguma alma caridosa que conhece o local se quiser oferecer para me conduzir até lá, aceito...