segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lendas e narrativas: "O Poço Dourado" (Zava)

Aqui há tempos, motivado pelas leituras da minha filha (que se divertia a entreter a bisavó, que estava acamada, com estes pedaços de memória de antanho), deu-me para me debruçar sobre as lendas e narrativas que Alexandre Parafita tem recolhido e compilado um pouco por toda a região transmontana.
Aqui fica uma da localidade de Zava:
"Na povoação de Zava, do concelho de Mogadouro, há um espinhaço montanhoso que é conhecido por “Cimas de Mogadouro”. E neste local está uma gruta a que o povo chama “Poço Dourado”, a propósito de uma lenda muito antiga. 
    Conta-se que uma jovem pastora, enquanto o gado bebia, sentou-se na borda do poço a descansar e, de repente, viu reluzir na água um cordão de ouro. A pastora apressou-se a volteá-lo na mão, só que dobou, dobou, e o cordão nunca mais acabava. E como o peso já era muito, resolve então cortar o cordão com um calhau afiado, dizendo: 
    — Para um par de meias já chega. 
    E nesse momento, ouviu uma voz desconhecida que lhe disse: 
    — Dobraste o meu encanto e fizeste a tua desgraça. 
    Era uma moura que ali estava encantada. Aturdida, a pastora olhou para um lado e outro e não viu ninguém. E nesse instante, todo o ouro desapareceu." (in PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros).
Fotos: Antero Neto (serra de Zava).