quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ervas aromáticas e medicinais

O universo rústico que nos rodeia encerra tesouros que, frequentemente, nos passam completamente despercebidos. Uma dessas riquezas prende-se com a vasta panóplia de ervas aromáticas e medicinais que se podem encontrar nas bermas dos mais singelos caminhos rurais. É um mundo que poucas pessoas conhecem com ciência. Uma dessas pessoas é a D. Balbina, de Tó, que teve a amabilidade de me acompanhar, juntamente com a Manuela Rodrigues e o Pimenta de Castro, numa pequena incursão pelos campos envolventes da aldeia, deixando-me boquiaberto com algumas descobertas. Do resultado dessa exploração se dará conta no número de Outubro da revista "Epicur". Aqui ficam algumas amostras:
 "Perpétua das areias", ou "cueiros de nossa senhora". Ou, simplesmente, "caril, porque possui um delicioso aroma ao conhecido ingrediente culinário.
 "Trovisco". Esta planta serve como uma espécie de regulador para o agricultor. Se deitar as bagas cedo, então, a sementeira também deve ser feita cedo (e vice-versa).
 O agora muito famoso "goji", das milagrosas bagas.
"Absinto". Da maceração desta planta extrai-se a famosa bebida espirituosa. Possui muitas propriedades medicinais, mas deve ser utilizada com moderação.
Fotos: Antero Neto.