quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Medal - Meirinhos

Em 1758, escrevia o vigário de Meirinhos, Caetano João Caldeira, que a Quinta do Medal "tem dez moradores muito miseraveis por falta de mantimento que não colhem na ditta Quinta", e, em relação ao acesso (a esta e às outras Quintas anexas) disse que "hé tam mao caminho que mal se pode ir a ellas de cavalo". Quanto à capela, escreveu que "tem na Quinta do Medal outra com a vocaçam [invocação] de Santa Barbara".
Por seu lado, em 1792, o Medal tinha 7 fogos, ocupados por 28 almas (sendo 16 homens e 12 mulheres). Destes, 3 eram lavradores e 3 jornaleiros.
 Ruína de forno de cozer o pão.
 Panorâmica da parte superior do povoado (foto: Luís Fernandes).
Panorama das ruínas.
Fotos: Antero Neto (clicar para ampliar).
Na sequência da visita a Crestelos, o Luís conduziu-me novamente ao povoado do Medal. Desta vez, devido ao incêndio que assolou toda a região, foi possível uma melhor observação das ruínas. Detectámos dois fornos de cozer o pão, um lagar e uma capela. Ficou por visitar a "fraga das arcas", por esquecimento meu.
O rasto do fogo que consumiu a vegetação daquela área toda é impressionante. E já pudemos sentir na pele os efeitos da erosão dos solos daí decorrentes quando chegámos a um caminho completamente obstruído pelas pedras e terra que resvalaram dos picos desprotegidos pela ausência total de arbustos e árvores. O sítio é lindíssimo, mas continua de difícil acesso (a menos que o visitante se faça deslocar em veículo TT).