sábado, 28 de dezembro de 2013

Antropologia e solstício

Os rituais de solstício de Inverno mexem com o concelho de Mogadouro. Terra de tradição e cultura, vai-se afirmando paulatinamente no panorama nacional e internacional. Por estes dias de transição, com o mês de Janus à porta (para os que não sabem, Janus é um deus da mitologia romana que tem duas caras. Uma está apontada para o ano velho e a outra está virada para o ano novo. Daí que tenha sido atribuído o seu nome ao primeiro mês do nosso calendário: Janeiro - o mês de Janus; porque é o tempo de passagem: de despedida do velho e de boas vindas ao novo), começam a ser muitos os que nos visitam para assistir in loco às festas dos rapazes que ainda sobrevivem nas quatro aldeias do nosso território (Bemposta, Bruçó, Tó e Vale de Porco).
E foi esse motivo que motivou a Professora Paula Godinho a enviar para cá uma equipa de estudantes de Antropologia da F.C.S.H. (Universidade Nova de Lisboa) em trabalho de campo. Ficaram alojados em Vilarinho dos Galegos (mais um motivo para restaurar o ritual do "Mascarão e da Mascarinha"...), e o alcaide local, Manuel Garcia, trouxe-os até nós para trocarmos dois dedos de conversa sobre o assunto. Claro que a "Catacumba" foi local de passagem obrigatório, pois de alegre e são convívio também se faz a boa Antropologia...
 O Vítor Lopes fez questão de animar a noite, exibindo o seu magnífico repertório. De tal forma, que o alcaide até o quis contratar para abrilhantar a passagem de ano em Vilarinho...
O grupo de estudantes era constituído pela Susana, pelo Fábio e pelas duas Joanas (foto: Rita Lopes).

Mas, o dia de hoje foi preenchido com a apresentação de um Ibook ("Vale do Côa - uma região que inspira"), assinado pelo antropólogo Hugo Morango, com o qual colaborei através da cedência de material fotográfico atinente à temática dos rituais de solstício. Este livro em formato digital e interactivo é uma ferramenta riquíssima que faz uma caracterização muito interessante das terras do Côa e Sabor. Possui diversos materiais que proporcionam um conhecimento aprofundado desta região, e que permitem ao leitor aceder a conteúdos audio e vídeo, onde, por exemplo, para além dos textos acerca das lendas, podemos ouvir as pessoas a contá-las. Vale a pena dar uma espreitadela aqui.
A seguir a este evento, que se ilustra acima, decorreu uma animada arruada com as figuras solsticiais do concelho, com diversos grupos de gaiteiros e as pauliteiras de Valcerto, que terminou no Largo da Misericórdia. O frio era muito e a luz não ajudou na captura de imagens. Fica aqui o que foi possível registar do evento.






 Até o Baraço fez questão de animar os restos mortais da fogueira do galo...
Fotos: Antero Neto (clicar nas imagens para ampliar).
Resta acrescentar que esta "Festa da Máscara" foi uma organização conjunta da União de Freguesias de Mogadouro..., da ACEITTA, do Município de Mogadouro e da comissão de festas de Santa Ana 2014.