quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tertúlia literária em Torre de Moncorvo

Foi com enorme prazer que regressei hoje à Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo. Há 10 anos que lá não ia (quando ali dei aulas pela segunda e última vez). Foi tempo de reencontrar e rever caras amigas. Começando pelo director do agrupamento, Dr. Alberto Areosa, passando pelo recém eleito presidente da Câmara Municipal local, Dr. Nuno Gonçalves, meu colega dos tempos de Coimbra, e pelas simpáticas senhoras da secretaria, que sempre me trataram muito bem.
A jornada cultural, promovida pela biblioteca escolar, foi bastante interessante. Deu para trocar algumas ideias com António Júlio Andrade, sobre a temática judaica, de que ele é um dos maiores especialistas da actualidade. Proporcionou-me ainda o conhecimento com o autor Carlos Carvalheira que em breves minutos nos ofereceu notável aula de português. Nesta conversa, intervieram ainda os autores Pimenta de Castro (a jogar em casa) e António Sá Gué, que deram os seus testemunhos em prol da cultura transmontana.
Para finalizar, deixo aqui o meu agradecimento à Prof.ª Olinda (responsável pela biblioteca), ao agrupamento escolar e à editora Lema d'Origem pelo convite e por mais esta oportunidade para desfrutar de uma saborosa tarde de letras.
Fotos: agrupamento escolar.