quarta-feira, 23 de abril de 2014

Letras à Solta: António Pinelo Tiza

Numa iniciativa cultural associada às comemorações do Dia Internacional do Livro, o Município de Mogadouro promoveu uma interessantíssima tertúlia com o autor António Pinelo Tiza, que girou em torno de um tema que é especialmente caro às nossas terras e gentes: a máscara e os rituais de solstício de Inverno. Para os iniciados sobre a temática em questão, o nome de António Pinelo Tiza dispensa apresentações. É um dos nomes incontornáveis da investigação nesta rica área. Tem uma já vasta obra a atestá-lo.
Quanto à sessão propriamente dita, posso garantir-vos que foi um serão fantástico. O autor expôs diversas ideias, de forma clara e muito bem esquematizada. Sem ser demasiado exaustivo, foi assertivo, focando os pontos nucleares em torno dos rituais de Mogadouro. Seguiu-se um enriquecedor debate, com diversas intervenções do público presente, que contribuíram para novas e interessantes abordagens.
Ficou no ar a promessa de outras iniciativas do género, a promover no espaço da Biblioteca Trindade Coelho, que oferece excelentes condições para tal. Fico a aguardar com expectativa novos convívios com "Letras à Solta". Os meus sinceros parabéns à organização e a todos os intervenientes.
 A minha filhota (em primeiro plano) na sua primeira actuação em público. Temos gaiteirica!

O painel, composto pela senhora vereadora da Cultura, Virgínia Vieira, pelo senhor presidente do município, Francisco Guimarães e pelo Dr. António Pinelo Tiza.
Fotos: Antero Neto.