terça-feira, 6 de maio de 2014

Festa em Ventozelo há 50 anos atrás - notícia do Mensageiro de Bragança

Na última página da última edição do periódico regional "Mensageiro de Bragança", surge-nos uma curiosa nota sobre a festa de Ventozelo realizada em 3 de Maio de 1964:
"Realizou-se, nesta progressiva aldeia do concelho de Mogadouro, no passado dia 3 de Maio, com grande brilho e afluência de povo, a festa da Santa Cruz. A capela de Santa Cruz, de boa arquitectura, está situada a norte, numa elevação, dominando o aglomerado populacional que se desdobra em declive, para sul. Do local avista-se um panorama deveras surpreendente pelo que de típico encerra: prados de cultivo com o verde ondulante dos trigais em crescimento, estendem-se até às arribas do Douro que quebram em despenhadeiros profundos; alvos pombais, aqui e além, no meio das vinhas onde se colhe o apreciado vinho da região (...)"
Foto: Antero Neto.
O texto estende-se ainda por mais alguns parágrafos e termina com uma nota interessante: "pelas 13 h. tinha início a missa solene com sermão pregado pelo Rev.mo Dr. Cón. António Augusto de Almeida, seguindo-se a vistosa procissão pelas ruas da aldeia, abrilhantada pela Banda de Música de Bruçó."