sábado, 19 de julho de 2014

Festival da Terra Transmontana - dia 1. Mogadouro a gostar dele próprio...

Começou ontem a primeira edição do "Festival da Terra Transmontana" que anima por estes três dias a vila de Mogadouro. Fazendo minhas as palavras do Tiago Pereira, eis "Mogadouro a gostar dele próprio". A demonstrar pujança e dinâmica numa área onde estava a ficar claramente para trás. Grande festa, plena de cor, alegria e juventude. A escolha do cartaz musical está a revelar-se muito feliz. Se os que ainda não actuaram estiverem no mesmo patamar dos de ontem, então será perfeito. Para os visitantes que pretendam dar cá um saltinho, este Festival oferece ainda outro tipo de escolhas, nomeadamente em matéria de gastronomia, folclore e artesanato. Aqui ficam alguns instantâneos do primeiro dia:







Fotos: Antero Neto (clicar nas imagens para ampliar).

Entretanto, e à margem do Festival, parece que alguém anda com grande empenho a passar a ideia de que eu sou o inimigo público número um da chamada "cultura mirandesa". Permito-me citar, a propósito, o grande "filósofo" minhoto, Manuel Machado: "um cretino é um cretino; um vintém é um vintém"! Conquanto não digam que eu sou anti-mogadourense, ou anti-transmontano, esse é o lado para o qual eu durmo melhor...