quinta-feira, 28 de agosto de 2014

As terras de entre Sabor e Douro - parte II

"As terras de entre Sabor e Douro". Há quem quem prefira outras designações, popularizadas ao longo dos tempos. Eu gosto mais desta. Copiada do feliz título da obra de José Manuel Martins Pereira, ilustre investigador, natural de Vila dos Sinos, que nos deixou importante legado, a merecer mais atenção por parte das autarquias no sentido de ver a sua preciosa obra reeditada, pois é raríssima e muito útil aos investigadores actuais (pode considerar-se no mesmo patamar de importância das "Memórias..." do Abade de Baçal).
Por solicitação da amiga Olímpia Garnacho (presidente da Associação Mogadouro no Coração, com sede em Groslay, na França) e marido, elaborei um roteiro à pressa, dando-lhes a conhecer algumas das jóias patrimoniais e paisagísticas do nosso concelho.
Começámos pelo castelo de Penas Róias...
Onde também visitámos a lindíssima "fonte da vila". Dali, seguimos em direcção ao Variz...

E pudemos constatar, mais uma vez, a criminosa negligência da REFER. Que linda pousada aqui se fazia! Rumámos depois até ao "Castelo dos Mouros", em Vilarinho dos Galegos, e voltámos por Vila dos Sinos...
 Onde observámos curiosas covinhas...
 e a interessante cachorrada do templo multissecular...
em cujo interior fomos surpreendidos por algumas pedras tumulares, de que se destaca esta representação de um guerreiro medieval em alto-relevo.
E, como não podia deixar de ser, o famoso berrão em granito.
Finalizámos a visita em Algosinho, com um salto à necrópole de Santo André e à incontornável igreja medieval.
Fotos: Antero Neto.
Foi uma visita relâmpago, numa rota improvisada da noite para o dia. Para o ano há mais. Assim haja saúde. Um abraço aos amigos Olímpia e Manuel.