sábado, 29 de novembro de 2014

Azinhoso e a espada de D. Nuno.

A primeira vez que visitei a igreja do Azinhoso foi quando andava no segundo ano do ciclo. Foi no âmbito de uma aula de História, conduzida pelo saudoso professor Frutuoso. Mostrou-nos a espada lavrada em alto relevo no chão granítico do templo e contou-nos a lenda segundo a qual D. Nuno Álvares Pereira teria ajoelhado ali para rezar e quando pousou a espada, ela teria ficado lá gravada. Hoje, a versão que se encontra assinalada é a de que se trata do túmulo de um peregrino de Santiago.
A famosa espada.
Com o exímio escultor local, popularmente conhecido por "Ferrinho", junto à estátua do Condestável, por ele superiormente executada.

Para finalizar, fica um breve apontamento histórico sobre a outrora vila do Azinhoso, retirado das Memórias Paroquiais de 1758:
"Tem hua caza de hospital de pouca concideraçam, o qual administra a Santa caza da Mizericordia desta villa por seus irmãos de Meza com o rendimento de alguas fazendas que deixou para esse efeito determinadas no testamento com que faleceu hum Martinho Soeiro morador que foi nesta villa; porém são rendas limitadas e na verdade hé hua pobre Mizericordia."