domingo, 14 de dezembro de 2014

Colóquio sobre máscaras e festas de Inverno em S. Pedro da Silva

Como já aqui tinha anunciado, ontem teve lugar em S. Pedro da Silva, concelho de Miranda do Douro, um colóquio/tertúlia sobre máscaras e rituais de solstício. O evento decorreu no âmbito da celebração das festas de Santa Luzia, que integram um ritual de solstício - o Velho e a Galdrapa.
Hélder Rui Ferreira, responsável pelo projecto da "Rede Ibérica da Máscara", que também esteve presente, citando o Dr. Carlos Magno, disse: "pago para ter uma boa conversa". E a conversa foi óptima. Encontros desta natureza são essenciais para ajudar a descodificar e promover esta enorme riqueza imaterial que as terras do nordeste transmontano possuem. Divulgar, com qualidade, é urgente. A tarde/noite proporcionou abordagens distintas, mas convergentes nos aspectos que são transversais às festas com máscara. Tenho a certeza que a farta assistência presente (composta maioritariamente por alunos da Universidade Sénior de Miranda do Douro e população local) não saiu defraudada desta tertúlia cultural.
Aspecto da minha comunicação, em que procurei explorar hipóteses para a leitura e melhor compreensão dos símbolos das máscaras.
Presidente da União de Freguesias de Silva e Águas Vivas (Dr. Alfredo Cameirão), presidente do Município de Miranda do Douro (Dr. Artur Nunes), Mário Correia, Dr. António Mourinho, Dr. Carlos Ferreira e Antero Neto (oradores convidados).
Fotos: Rede Ibérica da Máscara.
Resta dizer que no final ainda fomos obsequiados com um saboroso repasto de batatas guisadas na panela de ferro, ao lume - como manda a tradição - e com uma pequena demonstração cénica do ritual local. Termino com um abraço ao Dr. Alfredo Cameirão, agradecendo a gentileza deste convite, que muito me honrou.