quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mogadouro e as lutas civis de Castela - séc. XV

Castelo de Mogadouro - desenho de Duarte d'Armas.

A pacata vila de Mogadouro merece lugar na história da vizinha Espanha devido a um episódio da guerra civil que afectou Castela no séc. XV e que opôs as facções do príncipe herdeiro, D. Henrique, às do rei D. João II.
O Conde de Benavente, D. Afonso Pimentel, um dos titulares de Castela, afecto ao movimento do príncipe herdeiro, conseguiu evadir-se da prisão para onde o tinha enviado o rei e fugir para Portugal, onde o nosso rei D. Afonso V, em Fevereiro de 1449, lhe concedeu asilo político em Mogadouro, junto a Álvaro Pires de Távora, senhor desta vila.
"Se fué al rreyno de Portugal, a una vila çerca del moxón de Portugal que se llama Mogodoyro, en la qual fué anparado e rreçeptado, porquanto era natural de Portugal de parte de su padre e tenía ende muchos buenos parientes."  (in Crónica del Halconero de Juan II).
Entretanto, devido ao usual jogo de interesses políticos, o mesmo soberano português haveria de dar ordem de expulsão a D. Afonso Pimentel, por carta régia escrita em Évora, datada de 19 de Fevereiro de 1450. A missiva começava assim: "Honrrado comde, amíguo..." É caso para dizer: com amigos destes...