segunda-feira, 11 de maio de 2015

Azinhoso, Alardo e "preparos"

Aqui há dias, em amena cavaqueira com o amigo Daniel, do Azinhoso, questionei-o acerca da famosa frase "aos do Azinhoso vai-se-lhes tudo em preparos" (que outrora os levava aos arames, mas que agora já levam na brincadeira). Remeteu-me para uma conversa com o falecido professor Frutuoso, em que este lhe teria dado uma explicação assente em episódio histórico, embora não me soubesse definir bem os contornos concretos do caso.

A partir daqui, permiti-me eu especular: será que tem a ver com o famoso episódio do "Alardo da Vilariça"? Como é sabido - e isso é-nos referido por Joaquim de Santa Rosa Viterbo ("Achando-se El-Rei D. João I, no seu Arrayal da Vallariça aos 15 de Maio de 1386, bem perto do Azinhoso", in "Elucidário...") - a famosa parada militar teve lugar por estas paragens. E como o Alardo consiste precisamente num exercício militar, onde se exibem forças e se fazem os "preparos" para a guerra, poderá, digo eu, vir daí a origem deste curioso dito. Porém, repito, isto é pura especulação da minha parte. Que não se tome isto como fonte credível para o que quer que seja...