sábado, 25 de julho de 2015

Passagem "a salto" para França

Na sequência de uma investigação conduzida pelo Dr. David Casimiro, jovem valor mogadourense, natural de Urrós, autor do livro "Auto da Criação do Mundo", resultado da sua tese de doutoramento, fomos conversar com ti Serafim, para que nos contasse alguns pormenores do tempo em que foi "passador" de gente, sonhos e esperanças para França.


Denotando ainda algum receio, não obstante a minha presença amiga, os octogenários ti Serafim e esposa, D. Bernardina, lá foram desvendando alguns episódios de uma existência atribulada que envolveu aventuras e desventuras, prisões, PIDE e Salazar à mistura. Meteu-se nessa actividade "p'ra ver se ganhava quatro croas". E porque "as pessoas viviam miseravelmente. Só queriam ir daqui p'ra fora!" E da PIDE? "Olhe, não tive queixa p'ra eles. Fui toda a viagem a chorar. Só queria passar a consoada com a minha mulher e os meus filhos..." "Se fosse hoje, não me tinha metido nisso!"
Isto é só um cheirinho daquilo que poderá ler na obra do David, que deve ser publicada no próximo ano. Há episódios simplesmente deliciosos. Outros de puxar a lágrima. Valerá a pena ler...