sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Mogadouro e os Templários

Como temos vindo a falar do senhorio de Mogadouro enquanto possessão dos Távoras, desta feita proponho-me recuar um pouco mais no tempo e falar do domínio templário. Deixo aqui duas breves e curiosas notas:

I. Disse-nos Viterbo que a sagrada Ordem do Templo já era possuidora dos territórios mogadourenses nos idos de 1186: "Na confirmação de todas as doações de terras, villas e castellos que Urbano III deo á Ordem dos Templarios, nomea como as mais principaes: (...) Mogadouro, que por doação dos vassallos vieram á Ordem e todas as mais terras, e casas, que elles possuiam naquelle anno de 1186." (1)


II. Mais nos deixou relatado o ilustre autor que existiram desacatos entre a ordem do Templo e a do Hospital. De tal modo, que houve necessidade de recorrer aos serviços de árbitros para comporem o conflito: "Na Torre do Tombo se acha uma composição entre o Commendador de Mogadouro, e Penas-Roias, que era do Templo, e o Commendador de Algozo, que era do Hospital, feita no de 1239. Por ella se extinguiram todas as malfeitorias, questões e deshonras, que reciprocamente se tinham praticado; acrescentando os Juizes arbitros: que o primeiro desse ao segundo 233 maravidis, e tres soldos: e o segundo desse ao primeiro 1:600 maravidis, "et duas luricas et unum lorigon." E tudo isto pago até ao dia de S. Martinho do mesmo anno: sob pena de 5:000 maravidis Alfonsins, pagos pela Ordem do Commendador, que a isto faltasse." (2)

(1) Elucidário..., pág. 235.
(2) Idem, pág. 67.