sábado, 10 de outubro de 2015

Património de Vilarinho dos Galegos

Em deslocação a Vilarinho dos Galegos para pesquisa através de entrevista a habitantes locais, tendo em vista a elaboração de livro sobre a aldeia, tive oportunidade para ver e rever alguns sítios patrimonialmente interessantes. Assim, conduzido por ti Zé Campos, comecei por uma arcaica fonte de mergulho, que conserva rude beleza e se situa no caminho para o castro.



Passei depois por um forno de secar figos. Disse-me o meu guia que havia muitos em Vilarinho. Curiosamente, não me recordo de ter visto algum em Bruçó, não obstante ser aldeia vizinha e  também ali se colherem muitos figos.
 Desta fonte de mergulho dizem os populares que foi erigida com recurso a pedras da desaparecida capela de Santa Cruz. Tal facto afigura-se inverosímil, pois o templo cristão é de cronologia seguramente mais recente do que a fonte.

E finalizámos na impropriamente chamada ponte romana. Parece-me que deverá ser do séc. XVII, ou por aí perto. 
Foi uma jornada interessante e frutífera, apesar de não ter almejado obter explicação para o determinativo "Dos Galegos", que começou a ser utilizado apenas no séc. XVIII, contrariando assim a teoria vigente de que este topónimo seria resultante de repovoamento da era da reconquista cristã.