sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Rituais com Máscara - apresentação dos livros

Decorreu ontem, ao final da tarde, nas instalações do Museu Nacional de Arqueologia, situado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a apresentação dos quatro livros dedicados aos rituais com máscara, respeitantes aos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Mira e Lamego. Esta colecção de livros constitui o início de um trabalho liderado pela Progestur que se destina a dar maior visibilidade às festas de Inverno que pontuam a paisagem rural portuguesa e que constituem um dos mais ricos acervos do chamado "património imaterial" lusitano. Tive o prazer e o privilégio de elaborar os textos referentes às festas do concelho de Mogadouro. Estes livros já se encontram à venda e podem ser adquiridos directamente no site da Progestur (em breve também estarão disponíveis na loja "Sabor a Douro", em Mogadouro).
Deixo aqui o meu agradecimento ao Hélder Ferreira pelo convite que me formulou, dando-lhe simultaneamente os parabéns pelo magnífico trabalho que vem desenvolvendo nesta temática. Agradeço igualmente à Câmara Municipal de Miranda do Douro, na pessoa do seu presidente, Dr. Artur Nunes, por me ter proporcionado a viagem a Lisboa. Um grande bem-haja.
 Em confraternização com o actor André Gago, que é um estudioso das máscaras.
Os livros são bilingues (escritos em português e inglês), excepto o de Miranda do Douro, onde àquelas duas línguas acresce o mirandês.
Momento da minha intervenção (foto: Município de Mogadouro).